Retrovisores Eletrocrômicos
Retrovisores Eletrocrômicos
Os chamados retrovisores eletrocrômicos, ou antiofuscante, viraram itens de série na ficha técnica dos automóveis vendidos no Brasil. A função deles é a mesma daquela “alavanquinha” que fica atrás do espelho convencional para variar o ângulo do retrovisor, mudando a direção da exposição da luz para não “cegar” o motorista em dias muito ensolarados ou à noite, com também a luz de outros automóveis que vêm atrás do veiculo.
No retrovisor digital, essa funcionalidade é feita de forma automática, por um processo chamado de eletrocromismo, esta tecnologia “filtra” luzes muito fortes e impede o ofuscamento da visão do motorista.
Mas como isso funciona?
Dentro do retrovisor estão diferentes camadas, além do próprio vidro, há dois sensores ou fotodetectores baseados em fotodiodo, um deles sendo semicondutor que transforma a luz em corrente elétrica.
Eles também medem a luminosidade do ambiente e dos faróis dos outros carros. Há ainda um gel eletrocrômico e um microprocessador que possui sensores que detectam a incidência de luz no espelho.
A informação é levada ao microprocessador que calcula quanto de corrente elétrica deve ser aplicada, fazendo que estas cargas elétricas, façam o gel sofrer reações de oxi-redução.
Este gel que fica entre as camadas de vidro, é que restringe a quantidade de luz e o reflexo no espelho retrovisor, obtendo assim vários níveis de escurecimento, dependendo da quantidade de luz captada pelos sensores.
Para retornar o espelho à sua opacidade natural, aplica-se a mesma corrente, mas inversa. Os espelhos eletrocrômicos operam em uma tensão muito baixa, 1 e 3 V, e que consome muito pouca energia de sua Bateria.
Porque utilizar um retrovisor eletrocrômico?
De acordo com a Gentrex, uma fabricante americana de retrovisores eletrocrômicos, o ofuscamento do motorista pode atrasar sua reação em até 1,4 segundo.
Para entender melhor vamos exemplificar o que este 1,4 segundo pode interferir na direção em segurança: Neste intervalo de tempo, um carro, a uma velocidade de 100 km/h, percorre uma distância extra de 37 metros até que alguma atitude seja tomada.
Outra vantagem e diferencial é que essa tecnologia pode ser usada não só no retrovisor interno, mas também nos espelhos externos.