Temperaturas baixas pedem cuidados diferenciados com a sua moto!
Parece que o inverno finalmente chegou para valer na região Sul e Sudeste do Brasil. Rodar de moto em baixas temperaturas pode até ser agradável se piloto e garupa estiverem bem protegidos com o equipamento adequado. Além de se proteger, é preciso atenção com alguns detalhes da parte mecânica da sua moto que é afetada pela baixa temperatura. Outro fator que também merece atenção está ligado à pilotagem. Pouca chuva e até gelo podem surpreender os desavisados. Confira algumas dicas para cuidar bem de você e de sua moto durante a estação mais fria do ano.
- Proteja as extremidades:
Ao rodar com a moto em baixas temperaturas a sensação térmica é ainda menor. Quanto maior a velocidade o frio parece se potencializar, tornando a pilotagem desagradável e até perigosa. Luvas e botas grossas, além de balaclava (ou touca ninja), protegem do frio. Calça e blusa, tipo segunda pele, que mantêm o corpo aquecido e repelem o suor, também são indicados para quem vai pegar a estrada. O restante se completa com o capacete fechado e jaqueta com proteção e forro térmico. E mesmo que o inverno seja época de poucas chuvas, a capa deve estar sempre na moto para evitar surpresas .
- O perigo da estiagem.!
Durante o inverno costuma chover pouco. Com isso as estradas de terra costumam ficar com muita poeira o que dificulta a pilotagem. Muito cuidado ao ultrapassar nessas condições, pois a sua visibilidade e a dos outros veículos fica comprometida. Outro fator de risco são as queimadas às margens das rodovias. Ao se deparar com essa situação tenha em mente que os outros veículos também não enxergam direito. Procure rodar com uma velocidade compatível com a situação e esteja pronto para frenagens de emergência.
- Neblina também molha!
A visibilidade nas manhãs do inverno costuma ser afetada pela neblina (ou nevoeiro). Em alguns casos o piloto enxerga poucos metros à sua frente, o que exige ainda mais cuidado, já que a pista fica úmida e escorregadia. Reduzir a velocidade e acompanhar o fluxo na estrada diminui a chance de acidentes. Se você vai viajar por regiões com histórico de neblina já ponha a capa de chuva para não precisar parar no acostamento – o que é desaconselhável. Nas regiões mais frias o gelo na pista também pode causar a perda de controle. Por isso, fique atento a sinalização da pista.
- Bateria trabalha mais!
No frio, um dos itens que demandam maior atenção do motociclista é a bateria da moto. A baixa temperatura dificulta a partida do motor exigindo que a bateria esteja sempre bem carregada para fazer o motor de arranque “girar”. Fique alerta se a moto demorar a dar partida, nesse caso é recomendável testar a bateria e trocá-la (se for o caso).