Placas Mercosul

Placas Mercosul

A instalação das novas placas começou no último dia 17 de dezembro, valendo para os processos de registro ou transferência.

A obrigatoriedade do padrão de placas no modelo Mercosul será para as seguintes situações: primeiro emplacamento; aquisição de veículo; aquisição de veículo com troca de município; alteração de dados com complementação de placa; mudança de município; registro de outro estado; troca de categorias; e outros processos que necessitem a substituição de placas.

O objetivo da implantação das novas placas é controlar o trânsito de pessoas e cargas nos países integrantes do Mercosul. O modelo já está em vigor na Argentina e Uruguai.

A nova placa terá o mesmo desenho em todos os países do Mercosul – Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai – com quatro letras e três números em fundo branco. O modelo também terá itens de segurança que permitirão a rastreabilidade das placas e dos veículos por QR code praticamente impedindo a clonagem. Numa segunda fase haverá ainda, como reforço de segurança, a implantação de um chip.  

Fonte: Gazeta do Povo

Dicas para conservar a sua moto ao longo do tempo!

Dicas para conservar a sua moto ao longo do tempo!

As motos sentem a passagem do tempo, as peças plásticas perdem o brilho e surgem muitos barulhos que podem até tirar o prazer de rodar com sua companheira de duas rodas. Mas, acredite, é possível conservar sua moto e deixá-la praticamente em estado de nova.

Parece difícil, mas é possível ter uma moto assim. Para isso basta ter alguns cuidados básicos e evitar erros comuns na forma de pilotar. Conversamos com mecânicos experientes, e preparamos algumas dicas para você:

1 – Fique atento às revisões
Ficar atento às indicações do Manual do Proprietário e sempre faça as revisões na quilometragem ou no prazo indicado pelo fabricante, é fundamental para conservar a moto em boas condições. A primeira revisão – feita geralmente aos 1.000 km – é muito importante para garantir vida longa à sua moto. Nas revisões seguintes, folga das válvulas, condições da linha de combustível, bombas e velas são conferidas e reguladas. Além disso, são feitas averiguações importantes em itens, como suspensões e freios.

2 – De olho no nível de Óleo
O lubrificante é muito importante para a durabilidade do motor. Ele tem a função de diminuir o atrito entre as partes móveis do motor e câmbio. Por isso sua troca deve ser feita em intervalos recomendados pelo fabricante, porém muita gente esquece de verificar o nível (e completar se necessário). O fabricante recomenda a verificação do nível de óleo toda vez que for rodar com a moto.

3 – Relação em harmonia
A relação final (apelido do conjunto corrente, coroa e pinhão) também exige atenção. A corrente deve estar sempre regulada, não podendo estar muito esticada ou folgada, para evitar o risco de travamento da roda ou o rompimento dos elos. A verificação e lubrificação devem ser feitas a cada 1.000 km ou sempre que a moto rodar na chuva ou em estradas de terra.

4 – Pneus na pressão certa
Calibrar os pneus é um hábito fundamental para manter a moto em boas condições. Eles devem estar sempre na pressão recomendada pelo fabricante (informada no Manual do Proprietário ou em um adesivo na balança traseira). Rodar com o pneu murcho força o motor e aumenta o consumo de combustível. Mas não exagere: pneu muito cheio pode comprometer a suspensão e o conforto. 

5 – Embreagem e Acelerador em ação
Muitos motociclistas nem sabem, mas é preciso lubrificar os cabos do acelerador e da embreagem. A cada 12.000 km é importante verificar as condições desses componentes. Caso o acionamento dos manetes estiver difícil é bom ficar atento, pois pode faltar lubrificação ou a folga estar errada. Com isso existe o risco do cabo se romper. A mesma atenção deve ser dada aos pedais de freio e do câmbio, que devem ser verificados e regulados periodicamente.

6 – Limpeza Constante
Sempre que rodar por lugares com muita poeira, lama ou água do mar é importante uma lavagem completa da moto para evitar a corrosão. O filtro de ar também deve ser limpo ou substituído quando a moto for usada constantemente em locais muito poluídos ou na terra. Quando possível, evite deixar a moto exposta aos raios solares que tiram o brilho da pintura e ressecam partes plásticas e o banco.

7 – Acelerador no “talo”
Rodar com a moto em rotação máxima, com o acelerador totalmente aberto, força o motor e diminui sua vida útil. Os mecânicos recomendam que as motos de baixa cilindrada devem ser usadas de acordo com a sua potência. “Forçar o motor por longos períodos ocasiona desgaste de peças internas. Por isso é preciso respeitar a limitação de giro, principalmente nas motos de baixa cilindrada”.

8 – Freie corretamente
Assim como nas acelerações, as frenagens radicais, a ponto de arrastar o pneu, causam grande prejuízo. Esse hábito aumenta o desgaste dos pneus, das pastilhas e dos discos de freios, e pode afetar até as suspensões. Quem antecipa a desaceleração e usa o freio motor nas reduções de velocidade economiza combustível e aumenta a durabilidade da moto. Além de pilotar de forma mais segura.

9 –Fique atento na hora de abastecer
É difícil conferir a qualidade do combustível que compramos e o que resta é procurar um posto de confiança. Postos com preços muito abaixo da média podem fornecer gasolina “batizada”. Esse tipo de combustível acelera o desgaste de peças internas e aumenta o consumo. Peça ao frentista para abastecer até a marca limite, indicada no bocal, e assim não correr o risco de derramar combustível no tanque. Caso isso aconteça, lave imediatamente com bastante água e sabão.

Inimigos da Pintura Automotiva

Inimigos da Pintura Automotiva

Na hora de vender seu carro ou moto, uma das coisas que mais o valoriza (ou não), é o estado em que a pintura se encontra. Mas, mantê-la em bom estado é uma tarefa árdua e diária, pois, muitos fatores podem contribuir para sua danificação. Para ajudar você, listamos 11 situações que devem ser evitadas e como resolver caso seja tarde demais:

  1. Cocô de passarinho 
    As fezes de aves são corrosivas e podem provocar manchas na pintura do carro. Então é bom ficar atento ao estacionar o veículo embaixo de árvores e, se acontecer, procurar remover o quanto antes, utilizando pano de microfibra úmido com água. Não se deve raspar a casquinha que se forma do dejeto, isso pode riscar o carro.
  2. Chuva ácida
    Ela pode atacar a pintura do automóvel por conta da presença de gases e partículas (como o azoto e enxofre) na atmosfera. Esse fenômeno ocorre principalmente em grandes cidades e, infelizmente, não tem como prevenir ou identificar qual o tipo de chuva. Por isso, é recomendado lavar o carro com água ao chegar em casa após ter enfrentado uma chuva.
  3. Chuva de granizo
    As pedrinhas de gelo podem rachar a pintura do carro. Se isso acontecer, não demore para procurar um profissional para o reparo, pois além de danificar a pintura, há risco de infiltração de água, o que enferruja a lataria
  4. Maresia                                                                                      
    Quem mora em cidades litorâneas deve tomar ainda mais cuidado com a pintura do carro. Se o veículo apresentar amassados, arranhões ou qualquer outro dano que tenha deixado a superfície metálica exposta, procure uma oficina para reparo, pois em contato com a maresia pode criar corrosões.
  5. Respingos de tinta                                       
    Evite a exposição do automóvel próximo à áreas que estejam sendo pintadas. Os resíduos particulados de tinta podem sedimentar sobre pintura. Se ocorrer com seu veículo, o indicado seria utilizar a pasta abrasiva fabricado pela 3M.
  6. Áreas de construção                                    
    Assim como no caso anterior, evite estacionar o veículo próximo à áreas de construção. Por conta da alta concentração de poeira, cimento e cal, tintas e produtos químicos, que pode, causar danos na pintura.
  7. Resíduo de asfalto
    Resquícios de material asfáltico podem acabar grudando sobre a pintura, principalmente quando há reparos recentes na via. O piche é derivado do petróleo, portanto, não pode ser removido apenas com água. Utilize produtos a base de solvente para remoção, como querosene por exemplo. Para isso, encharque o pano com o produto e o deixe agir um pouco para amolecer. É recomendado lavar o veículo com água e sabão neutro após a utilização de qualquer produto químico.
  8. Sabão não neutro na lavagem
    O uso de produtos de limpeza não apropriados para veículos podem provocar problemas na pintura, principalmente quando não removidos completamente. Procure por produtos com PH neutro para limpeza do automóvel.
  9. Combustíveis 
    É sempre importante verificar se, durante o abastecimento, ocorreram respingos de gasolina, diesel ou etanol sobre a pintura.Se isso acontecer, remova imediatamente com água e sabão neutro. Caso perceba tarde demais, leve o veículo à uma funilaria para fazer o polimento especializado para remoção.
  10. Panos para limpeza 
    O pano ideal para limpeza do carro é o de microfibra, pois possui pequenos furos que “guardam” a sujeira, evitando que fiquem na parte superficial, riscando o veículo.
  11. Capa de proteção sem ventilação                    
    Cuidado também ao manusear as capas de proteção. Esteja sempre atento à sua limpeza para não provocar arranhões. Dê preferência a capas que possuam ventilação, para que não haja acúmulo de umidade, que pode resultar na transferência da cor da capa para a pintura.

Agora que já sabe e conhece os principais vilões da pintura de seu veículo, e como evita-las e corrigi-las, a pintura do seu carro ou moto irá ficar impecável e bem cuidada, mantendo a valorização de seu veículo em sua revenda!

Câncer de Próstata é o segundo que mais mata homens no Brasil!

O câncer de próstata é o segundo que mais mata os homens no Brasil. Conforme o Instituto Nacional de Câncer (Inca), para o Brasil, estimam-se 68.220 casos novos de câncer de próstata para cada ano do biênio 2018-2019. Esses valores correspondem a um risco estimado de 66,12 casos novos a cada 100 mil homens. Ele é considerado câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.

O Inca possui uma cartilha sobre o câncer de próstata que, por meio de informações seguras, ajuda na quebra do medo, preconceito e desconhecimento, que são barreiras que impedem os homens de cuidar melhor da saúde. O câncer de próstata, na maioria dos casos, cresce de forma lenta e não chega a dar sinais durante a vida. O risco aumenta com a idade. No Brasil, a cada 10 homens diagnosticados com a doença, nove têm mais de 55 anos. No entanto, há tumores que podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte.

Os médicos e especialistas da área, alertam sobre o risco de se descuidar da saúde. Avisam para não esperar os sinais para tomar uma atitude. Eles podem não vir e a doença só ser descoberta em grau avançado. Se você faz parte do grupo de risco, fique atento, e aja, faça sempre o exame anual.

“Quebrando barreiras” 
Consulta ao urologista uma vez ao ano deve fazer parte dos cuidados com a saúde do homem. É preciso entender que prevenir é a melhor escolha contra o risco real do câncer de próstata!

Retrovisores Eletrocrômicos

Retrovisores Eletrocrômicos

Os chamados retrovisores eletrocrômicos, ou antiofuscante, viraram itens de série na ficha técnica dos automóveis vendidos no Brasil. A função deles é a mesma daquela “alavanquinha” que fica atrás do espelho convencional para variar o ângulo do retrovisor, mudando a direção da exposição da luz para não “cegar” o motorista em dias muito ensolarados ou à noite, com também a luz de outros automóveis que vêm atrás do veiculo.
No retrovisor digital, essa funcionalidade é feita de forma automática, por um processo chamado de eletrocromismo, esta tecnologia “filtra” luzes muito fortes e impede o ofuscamento da visão do motorista.

Mas como isso funciona?

Dentro do retrovisor estão diferentes camadas, além do próprio vidro, há dois sensores ou fotodetectores baseados em fotodiodo, um deles sendo semicondutor que transforma a luz em corrente elétrica.

Eles também medem a luminosidade do ambiente e dos faróis dos outros carros. Há ainda um gel eletrocrômico e um microprocessador que possui sensores que detectam a incidência de luz no espelho.

A informação é levada ao microprocessador que calcula quanto de corrente elétrica deve ser aplicada, fazendo que estas cargas elétricas, façam o gel sofrer reações de oxi-redução.

Este gel que fica entre as camadas de vidro, é que restringe a quantidade de luz e o reflexo no espelho retrovisor, obtendo assim vários níveis de escurecimento, dependendo da quantidade de luz captada pelos sensores.

Para retornar o espelho à sua opacidade natural, aplica-se a mesma corrente, mas inversa. Os espelhos eletrocrômicos operam em uma tensão muito baixa, 1 e 3 V, e que consome muito pouca energia de sua Bateria.

Porque utilizar um retrovisor eletrocrômico?

De acordo com a Gentrex, uma fabricante americana de retrovisores eletrocrômicos, o ofuscamento do motorista pode atrasar sua reação em até 1,4 segundo.

Para entender melhor vamos exemplificar o que este 1,4 segundo pode interferir na direção em segurança: Neste intervalo de tempo, um carro, a uma velocidade de 100 km/h, percorre uma distância extra de 37 metros até que alguma atitude seja tomada.

Outra vantagem e diferencial é que essa tecnologia pode ser usada não só no retrovisor interno, mas também nos espelhos externos.

Saiba como analisar uma Central Multimídia

Saiba como analisar uma Central Multimídia

Um sistema multimídia que atenda suas necessidades é um forte aliado para enfrentar o trânsito pesado nas cidades ou longas jornadas na estrada.                                                                                                         

Atualmente no mercado de veículos novos, a central multimídia tem sido um diferencial competitivo na escolha da compra pelo cliente.

Se você esta na dúvida da compra do seu carro novo – ou deseja instalar uma central em seu veiculo – Iremos ajudar você a se decidir, separamos alguns recursos indispensáveis para seu dia a dia! Veja:

Recursos:
1.     Conectividade e espelhamento com smartphone: 
Verifique se a central possui Bluetooth para o atendimento de chamadas, estradas USB e cartão de memória, espelhamento para Apple Carplay e Android Auto.

2.     Volante multifuncional e tela sensível ao toque: 
Os comandos e ajuste de som, atendimento de chamada (viva-voz ), Auxilio de voz e acesso a recursos da multimídia, devem possuir botões de operação no volante que facilitam e garantem a segurança no trânsito. Teste a sensibilidade e a rapidez de resposta ao tocar na tela.

3.    GPS: 
Um bom sistema de GPS facilita nos trajetos e percursos do dia a dia. (Verifique sobre a disponibilidade de atualizações e informações de trânsito como radares e tráfego ).

4.     Qualidade e Brilho da tela: 
Quando já estiver na rua, veja como o sol interfere (reflexo ) na visualização e imagem da tela.

5.     Acesso  aos itens de segurança eletrônicos e computador de bordo: 
Verifique se pela central multimídia você tem acesso a ativação e desativação de itens de segurança eletrônica como ESP/ ESC/ DSC/ VSA/ VSC, modos de condução do veículo e muito mais.

Com estas informações, a escolha de sua central multimídia será muito mais segura!

Dúvidas a respeito de como funciona o sistema de pontos na CNH?

Dúvidas a respeito de como funciona o sistema de pontos na CNH?

Olá motorista, você tem dúvidas de como funciona o sistema de pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação)? Queremos esclarecer.

Se o condutor acumular um determinado número de pontos em sua CNH devido a infrações, seu direito de dirigir pode ser suspenso. Portanto, para te ajudar a entender como são aplicadas a soma dos pontos em sua CNH, preparamos este artigo com informações valiosas para você!

 

Sistema de pontos na CNH

 

No Brasil, as multas de trânsito são definidas em 4 tipos: leve, média, grave ou gravíssima. Conforme a infração, é possível saber qual será o valor da multa e a quantidade de pontos adicionados à sua CNH.

O número máximo permitido a ser atingido pelo condutor é de 19 pontos em 12 meses, pois, se alcançar 20 pontos em sua carteira de habilitação, seu documento poderá ser suspenso.

 

Para quem exercer alguma atividade remunerada com seu veiculo, precisa considerar o Art. 261, § 5º. habilitados na categoria C, D ou E, que exercem atividade remunerada com seu veiculo, poderão optar ou ser convocados a participar de curso preventivo de reciclagem sempre que, no período de 1 (um) ano, atingir 14 (quatorze) pontos, conforme regulamentação do Contran.

 

Outro ponto a ressaltar, são os condutores que utilizam a Permissão Para Dirigir (PPD), estes precisam ter cuidado, pois, para receberem a sua CNH definitiva, é preciso não ter cometido nenhuma infração gravíssima, grave ou ser reincidente em infração média.

 

Toda a pontuação fica acumulada no prazo máximo de 1 ano, ou seja, sua validade é de 12 meses conforme data de infração.  Ao completar esse período, os pontos expiram zeram novamente.

 

Categoria das multas

As multas podem ser classificas em 4 tipos: leves, médias, graves ou gravíssimas.                                                              Cada uma possui uma pontuação e valor específicos. A penalidade varia conforme previsto no Código de Trânsito.

De acordo com a infração cometida, o condutor pode ter a adição de pontos na carteira, multas ou até mesmo a suspensão e cassação do direito de dirigir, que estão expressos no artigo 259 do CTB.

Conheça um pouco mais sobre cada uma delas.

 

TIPOS DE INFRAÇÕES E SUAS PENALIDADES

 

Leve – 3 pontos – R$ 88,38.                                                                                                                                Infrações como: estacionar o veículo nos acostamentos (art. 181, VII); parar o veículo na faixa de pedestres (art. 182, VI); usar buzina em desacordo com as normas estabelecidas pelo CONTRAN (art. 227, V).

 

Média – 4 pontos – R$ 130,16.                                                                                                                              Infrações como: atirar do veículo ou abandonar na via objetos ou substâncias (art. 172); parar o veículo na contração da direção (art. 182, IX); não mudar de pista com antecedência para dobrar (art. 197).

 

Grave – 5 pontos – R$ 195,23.                                                                                                                                Infrações como: estacionar o veículo em fila dupla (art. 181, XI); deixar de dar preferência a pedestre quando houver iniciado a travessia (art. 214, IV); conduzir pessoas, animais ou carga na parte externa do veículo (art. 235).

 

Gravíssima – 7 pontos – R$ 295,47.                                                                                                                            Infrações como: fazer falsa declaração de domicílio para fins de registro, licenciamento ou habilitação (art. 242); bloquear a via com veículo (art. 253); dirigir veículo com a CNH cassada ou suspensa (art. 162, II).

 

Como consultar os pontos da sua CNH?

Esta consulta pode ser feita de várias maneiras, segue abaixo as principais:

O condutor pode ir a um posto do Detran mais próximo. No local, leve a sua CNH. Um familiar pode fazer a consulta desde que tenha cópia da habilitação e comprovante de parentesco.

Pelo site do Detran de seu estado.

O Aplicativo Autocheck que permite fazer essa verificação (disponibilizado pelo Detran). O programa funciona no celular e tablet e apresenta a sua pontuação.

 

Como é feita a distribuição dos pontos de minha CNH?

Ao cometer uma infração, como a de excesso de velocidade, em que o radar registra o fato e não há abordagem, a penalidade e a pontuação são encaminhadas ao proprietário do veículo via correio.

Caso o proprietário não seja o responsável pela multa, é preciso informar o condutor que cometeu a infração. No documento de Notificação de Autuação por Infração, existe um espaço para “Identificação do Condutor Infrator”.

Todo este processo de identificação precisa seguir o prazo estabelecido na Notificação de Autuação, conforme o disposto no artigo 257 da Lei Nacional 9.503/97(Código de Trânsito Brasileiro – CTB), preenchendo todos os campos do formulário de identificação do condutor-infrator. A apresentação deverá obedecer ao que estabelece o artigo 5º da Resolução 149/2003 do Contran.

 

O condutor pode recorrer?

Ao receber a infração, o condutor poderá se defender através da Defesa Prévia. Se não houver deferimento, pode apresentar recurso na Junta Administrativa de Recurso de Infração (JARI).

Se não for aceita outra alternativa, é preciso recorrer à segunda instância, no Conselho Estadual de Trânsito (CETRAN).

Para o condutor infrator recorrer da multa, é necessário justificar com embasamento em lei e ter provas. É válido o uso de fotos e também o depoimento de testemunhas.

Durante o tempo em que ele é julgado, os pontos ficam suspensos e não são registrados na CNH. Mas, se após julgado, seus recursos forem negados, os pontos irão ser aplicados em sua CNH.

 

DEPOIS DE TODAS ESTAS INFORMACOES!! O mais indicado é dirigir com cautela e sempre de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, para se evitar multas.

E é sempre bom estar em alerta, fazendo consultas de seus pontos na CNH e sobre a documentação regulamentação obrigatória de seu veiculo.

 

INFORMACAO E CONHECIMENTO É TUDO, COMPARTILHE!

 

 

Dicas para alugar um veículo

Dicas para alugar um veículo

Planejar a locação do veículo com antecedência é a maneira mais segura para não ter dores de cabeça! 

A trabalho ou para uma viagem de férias, é natural que os motoristas que nunca alugaram um carro antes, tenham uma série de dúvidas. Mas, fique tranquilo! A Maxsat elaborou várias dicas que irão te ajudar em sua primeira locação, confira já abaixo e alugue seu veículo tranquilamente:

DICA 1: Verifique se você atende a todos os requisitos para a locação

No Brasil, para a locação de um veículo e necessário que o locatário atenda há alguns requisitos:

– Ter idade igual ou maior que 21 anos.

– CNH dentro da validade e emitida a no mínimo 2 anos.

– Documentos de RG e CPF originais.

– Sem restrições de crédito.

DICA 2: Tenha em mãos um cartão de crédito com limite disponível

O cartão de crédito deverá ser de titularidade do locador, emitido por instituição bancária, dentro do prazo de validade e com limite disponível para o bloqueio.                                                                    Ao realizar a locação pela internet ou pessoalmente, as locadoras exigem um pagamento de caução como garantia. Este bloqueio caução refere-se a um valor especificado pela locadora contratada, conforme a categoria do veículo locado e o período de locação, que fica retido em seu cartão de crédito durante a utilização. Este valor só será creditado em seu cartão caso haja algum descumprimento dos itens do contrato pelo locatário. O estorno ou reembolso deste valor é realizado quando solicitado pela locadora a sua operadora de crédito no momento da devolução do veículo.

DICA 3: Acompanhe a vistoria do veículo

Em todas locadoras do Brasil, antes de retirar o veículo na locadora, se faz uma vistoria obrigatória com um checklist de vários itens do veículo. Se faz necessário que o cliente (locatário) acompanhe esta vistoria tanto na retirada quanto na devolução do veículo, pois todas as condições do veículo marcadas neste checklist, será de responsabilidade do locatário caso haja irregularidades na devolução.

Fique atento a todas as possíveis avarias no veículo, condições dos para-brisas, nível de combustível, itens de segurança, pintura e lataria, pneus, acessórios e toda a documentação do veículo disponibilizados pela locadora.

DICA 4: Fique atento aos serviços extras oferecidos pela locadora

Em muitos casos, os atendentes das locadoras podem oferecer serviços extras, como proteções adicionais, condutor adicional, GPS e outros. Por essa razão é importante ler o contrato de locação e sinalizar por escrito e verbalmente se tiver interesse ou não em contratar algo a mais. Vale ressaltar que caso o cliente opte pela contratação destes itens adicionais, o valor da reserva inicial sofrerá reajustes.

Atente-se também às famosas letras miúdas dos contratos, que podem falar muito sobre o aluguel de carro (por exemplo, as locadoras de veículos não se responsabilizam pelos objetos pessoais e de valores deixados no veículo após a devolução).

Tome cuidado também com infrações de trânsito: a responsabilidade sobre elas é do locatário, mesmo que a notificação de multa tenha chegado após o encerramento do contrato. Assim como ler as condições gerais do seguro, é preciso também ler os termos e condições da locação do carro.

DICA 5: Contrate os seguros da locadora

Todas as locadoras de carros oferecem pacotes de seguro com proteção básicas ou completas por um acréscimo no valor da locação. Nestes seguros estão inclusos coberturas como: roubo e furto, incêndio, perda total do veículo por colisão ou acidente, danos materiais e pessoais e danos contra terceiros, conforme cada locadora.

A dica é, não seja moderado e garanta as coberturas principais, como por exemplo, cobertura contra danos a terceiros. Imagina se você bate em um veículo, causa danos ao motorista e é acionado judicialmente para pagar uma indenização? O seguro cobre esse valor que deverá ser pago. Mas, fique atento a taxa de coparticipação (franquia), que está descrita no contrato caso haja algum sinistro.

DICA 6: Informe o condutor adicional

Fique atento ao condutor adicional, pois se você indicar apenas o condutor titular, somente este poderá dirigir o veículo, ou seja, em caso de acidentes ou sinistros, é bem provável que a seguradora não queira pagar a indenização. Estude bem a distância que será percorrida e como será a viagem, e se for necessário, indique um condutor adicional.

DICA 7: Calcule os gastos com combustível

O custo do combustível não entra no valor da diária, ou seja, calcule as diárias mais o consumo e preço do combustível, pois este custo pode gerar uma surpresa considerável no final da viagem, e se no trajeto que irá percorrer possuir pedágios, inclua-os também em seu planejamento de custo.

ATENÇÃO: Falando em combustível, geralmente as locadoras informam que o carro deve ser entregue com o tanque cheio, caso contrário, será cobrado um valor adicional, que normalmente custa mais caro que completar o tanque no posto.

DICA 8: Tire todas as dúvidas possíveis para evitar imprevistos e custos adicionais

Sempre solicite todos os telefones de emergência no momento da retirada do veículo, pois em caso de imprevistos, a locadora deve ser imediatamente informada sobre o ocorrido. É imprescindível que seja feito um boletim de ocorrência dentro do prazo previsto pela locadora para não correr o risco de perder as coberturas nas proteções contratadas por falta de envio da documentação.

Verifique se a locadora cobra um preço adicional para que o veículo seja entregue em uma loja diferente da mesma onde a locação foi realizada, e pergunte por descontos no aluguel do carro caso esteja reservando antecipadamente.

Verifique se o seu contrato de locação é quilometragem livre ou quilometragem controlada. Na livre, você paga a diária que está incluso o uso da quilometragem, já na controlada é cobrado por cada quilômetro rodado com o carro.

Exija da locadora um comprovante de encerramento de contrato.

Direção Defensiva para Motociclistas

Direção Defensiva para Motociclistas

A sensação de liberdade que se tem ao andar de moto é indescritível. Após um longo período trancado no escritório ou em reuniões, pegar a sua moto e sair por aí sentindo o cabelo ao vento (claro que usando capacete) recarrega as energias para o próximo dia, e ainda traz paz e proporciona uma paisagem incrível, seja lá aonde você esteja indo.

Porém, o perigo de andar de moto é muito grande. Estudos mostram que, no trânsito, mais de 12 mil mortes de motociclistas acontecem por ano, além de outros inúmeros acidentes. Portanto, a direção defensiva para motociclistas é extremamente importante.

Confira algumas dicas para uma direção consciente:

Na hora de dirigir

Toda atenção no trânsito pode ser pouca. Em 2014, mais de 63 milhões de carros e motos estavam em circulação no país e, com isso, as ruas parecem ter se estreitado. Fique atento aos seguintes momentos:

-Ponto cego

O retrovisor da sua moto pode te pregar peças. Antes de trocar de faixa ou até mesmo realizar uma curva, não deixe de olhar para trás, além de olhar no retrovisor. O ponto cego do espelho pode trazer surpresas desagradáveis.

-Distância

Isso realmente é muito importante, mantenha uma distância segura do veículo que está à sua frente pois, em caso de frenagem brusca, dá tempo de você tomar alguma atitude para evitar acidentes. Lembre-se: sua moto cabe entre dois carros, mas o seu lugar é na mesma faixa que eles!

-Farol

Aqui vai mais uma dica de direção defensiva para motociclistas: ande sempre com o farol da moto ligado. É obrigatório por lei e chama mais atenção dos motoristas que estão ao seu redor.

-Buzina

Utensílio de suma importância, a buzina deve ser utilizada com moderação. Ela é fundamental para alertar outros veículos da sua presença e prevenir acidentes. Mas cuidado: buzinar em excesso irrita e sua ação pode ter o efeito contrário.

Correntes de ar

As correntes de ar podem te derrubar da moto. Fique ligado: ultrapassou ou foi ultrapassado por um ônibus, caminhão ou carro, aumente a concentração para não correr o risco de se desequilibrar.

Segurança

Além de ser lei, utilizar capacete salva vidas. Outros itens de segurança, que são opcionais, também são importantíssimos para proporcionar uma viagem menos perigosa, como luvas, óculos escuros, roupas impermeáveis, calçado adequado, entre outros.

Pode não parecer, mas estes objetos podem ajudar a te proteger em caso de acidente, além de proporcionar um passeio mais agradável.

De nada adianta seguir todas as dicas acima se as condições de rodagem do seu veículo não estão adequadas. Por isso, fique de olho na manutenção da moto, deixe a revisão em dia e não corra riscos. Leve a mecânicos de confiança ou em concessionárias autorizadas e não confie seu patrimônio a qualquer um.

Fique por dentro das regras para o uso de película automotiva

Fique por dentro das regras para o uso de película automotiva

Escolher o tipo ideal de película para o seu carro pode não ser uma tarefa tão simples. Isso porque no mercado existem diversos tipos, marcas, espessuras e finalidades. Algumas, inclusive, nem são permitidas por lei.

Não foi por modismo que a película ganhou status de acessório indispensável para muitos motoristas brasileiros. “A película ajuda a proteger contra os raios nocivos do sol, reduz o calor, melhora o ofuscamento, aumenta a dirigibilidade e as linhas de segurança que protegem em caso de acidentes e tentativas de roubo”, explica Franciane Philipini, da Só Películas Soluções para vidros 3M.

Mas antes de sair com os vidros envelopados é importante conhecer a legislação nacional para não correr o risco de receber uma multa, acumular cinco pontos na carteira e ter o item retirado do carro. De acordo com o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a transparência da película deve ser de até 75% no para-brisa incolor, até 70% no para-brisa colorido e janelas laterais, e até 28% nas janelas traseiras e vidro traseiro.

E não são apenas os filmes escuros que estão na mira da justiça. As películas refletivas também são proibidas, já que podem prejudicar a visão de outros motoristas e provocar acidentes.

Escolha a sua película

Da solução mais econômica até alternativas mais resistentes, o mercado oferece opções para todos os gostos e bolsos. A empresária Franciane Philipini compara as películas aos óculos originais e imitações. “Uma linha protege e na outra há apenas um tingimento escuro. Nas películas acontece o mesmo, temos as linhas com tecnologia, proteção contra os raios UVA e UVB, fator solar acima de 1000+, rejeição de calor e existem as linhas que somente escurecem os vidros do carro, na verdade é um poliéster tingido”, explica.
Entre as novidades deste mercado existem películas antivandalismo, que são mais espessas e protegem contra furtos e roubos. Se ocorrer a quebra do vidro, esse tipo de filme acaba retendo os estilhaços e dificulta o acesso imediato ao veículo.

As soluções mais básicas costumam apenas escurecer o vidro e não garantem proteção contra raios solares. Conheça um pouco mais:

1 Quais as películas mais procuradas?
No mercado, as mais comuns são as de escurecimento e antivandalismo. A primeira tem a função de dar mais privacidade aos ocupantes e reter o calor. Já a segunda tem a finalidade de proteger o motorista e passageiros, evitando que o vidro estoure com “facilidade” caso seja atingido. Porém, ela está longe de fazer a função da blindagem. Para ambas, existem diversas espessuras e colorações.

2 Qual a espessura mais recomendada?
Não há uma recomendação exata, pois o cliente deve ser aconselhado pelo profissional de acordo com suas necessidades e o modelo do carro. No entanto, a aplicação mais comum é da chamada PS4 (com espessura de 0,1 mm). As opções ultrapassam a classificação PS10 (com cerca de 0,25 mm de espessura).

3 Quais as principais cores disponíveis no mercado?
As mais comuns são as películas G20, G5 E G35. A primeira é considerada “padrão”, a segunda tem cor similar à de um saco de lixo, enquanto a terceira é bem clara. Existem também películas espelhadas, metalizadas e coloridas.

4 O que a lei diz?
Segundo o Contran, o limite mínimo de transparência dos vidros deve ser de 75% no para-brisa incolor, 70% no para-brisa colorido (temperado/degradê) e nos vidros das janelas das portas da frente e 28% nos demais vidros (janelas laterais traseiras e vidro traseiro). Portanto, a película na cor G5 é proibida por lei. Ainda segundo o órgão, “o motorista que utilizar película com índice inadequado poderá ser autuado e receber cinco pontos na habilitação, pois essa é considerada uma infração grave. Além disso, terá de pagar multa no valor de R$ 195,23 e o veículo será retido para regularização”.

5 Quais os valores?
Variam de acordo com o tamanho do veículo e espessura. Em relação às películas antivandalismo para carros pequenos, como um Chevrolet Onix ou Hyundai HB20, o valor inicial é de R$ 690. Já para carros maiores, como um Honda CR-V, sai na faixa de R$ 900 a R$ 990. O preço inicial das películas de escurecimento é de cerca de R$ 200. Existem películas que fazem a função antivandalismo e escurecimento ao mesmo tempo.

6 Como funciona a aplicação?
Quanto mais grossa, mais difícil de instalar a película. Por isso, normalmente é possível colocá-las sem a necessidade de retirar o vidro até a espessura PS8 (de 0,2 mm). No entanto, alguns profissionais preferem sempre retirar o vidro para aplicá-las por dentro, independentemente da sua grossura.

7 Qual a durabilidade?
Apesar de normalmente terem de 10 a 15 anos de garantia para descolamento ou desbotamento, elas costumam ser resistentes e durar vários anos.

O uso de película nos vidros dos carros vai além da questão estética. Minimizar os efeitos dos raios solares no interior da cabine do veículo e transmitir maior segurança ao usuário, especialmente à noite, viraram prioridade.

A segurança sempre foi uma das prioridades e não é de hoje, mas o conforto também está virando prioridade e geralmente com a chegada do verão e o aumento da temperatura, a proteção contra os raios solares tem sido cada vez mais uma exigência do consumidor, que já chega à loja informado e exigindo uma película de qualidade e que ofereça tal proteção.

Por isso, trazemos hoje uma matéria técnica informando a você lojista todos os detalhes e tipos de película.

Tipos de Película

Econômico
É uma película constituída de um único poliéster que recebe toda a química, pigmento, adesivo, proteção UV… Essa película não possui a camada de anti-risco. Oferece garantia máxima de um ano contra desbotamento e descolamento natural.

Econômico anti-risco
Conhecido como “cola na tinta”, o poliéster recebe uma camada de pigmento adesivado. É uma película tecnologicamente nova, porém sem nenhuma finalidade de controle solar. Oferece camada anti-risco, desbotamento acentuado e é utilizada por quem procura um efeito apenas estético. Esta película é muito utilizada, pois apresenta um custo bem interessante. Garantia máxima de três anos contra desbotamento e descolamento natural.

*As duas películas acima podem ser facilmente identificadas: basta esfregar um algodão com acetona sobre a película. Caso ela perca sua coloração, está detectado um produto tintado.

Profissional
É uma película constituída de um único poliéster que recebe toda a química, pigmento, adesivo, proteção UV e camada de anti-risco. É uma película de custo intermediário, com boa aceitação de mercado e pouco retorno por problemas. Garantia máxima de cinco anos contra desbotamento e descolamento natural.

HP
Película construída com duas ou mais camadas de poliéster. É considerada película de alta performance por ter em sua construção pigmentos em difusão profunda de tinta, permitindo que a mesma obtenha uma cor mais homogênea. Entre seus poliésteres é adicionada uma camada metalizada (metais nobres como titânio, prata, alumínio e aço) que, através do processo de organização de partículas, faz com que cada partícula de metal preencha um polímero do poliéster, formando assim uma cadeia perfeita. Esta película possui todas as propriedades de função solar (UV) exigidas para o uso automotivo e arquitetônico. Garantia máxima de dez anos contra descolamento e desbotamento natural.

PAP Neutral
Película construída com multicamadas de poliéster resistentes, na qual é aplicada uma liga metálica. O produto é impregnado com absorventes ultravioleta e são utilizados adesivos exclusivos, livres de distorção ótica. Protegida com uma camada anti-risco absolutamente clara, a camada SR (scratch resistant). Na fabricação desta película, são utilizadas técnicas e equipamentos de ultima geração. O processo de bombardeamento iônico é uma das técnicas de alta tecnologia que são utilizadas na fabricação desta película. Esse processo aplica metais e ligas metálicas ao substrato de poliéster. A camada SR proporciona proteção total, o que permite que a manutenção e a limpeza sejam feitas utilizando-se a maioria dos métodos convencionais de limpeza de vidros. É uma película de alta performance, aplicável em vidros automotivos ou arquitetura. Neste caso, a garantia contra descoloração e descolamento natural é vitalícia.

Película de segurança
As películas de segurança são compostas por camadas de poliéster com espessuras variando entre 4 e 11 milésimos de polegada. São construídas com adesivos especiais que interagem com o vidro, ou seja, estes adesivos penetram no vidro oferecendo um escudo contra o inesperado. Ela torna possível fazer um “upgrade” do envidraçamento já existente, permitindo a adequação às normas de segurança de uma maneira muito eficiente, inclusive do ponto de vista de custos. São utilizadas na proteção do vidro contra quebra, vandalismo e outros, e em locais onde oferecem algum tipo de perigo. Além da característica de segurança também são de controle solar. Geralmente disponíveis como incolores (clear) ou com tonalidades e transparências diversas (fumês). A garantia deste produto pode variar conforme o importador.

Linha de arquitetura
Películas da linha arquitetônica, além do efeito estético, proporcionam privacidade, diminuição do calor do ambiente e proteção contra ação nociva dos raios solares. As películas refletivas são
laminadas com finas camadas de metais, possuem adesivos especiais e variados pigmentos, que são adicionados ao poliéster ou as ligas metálicas. Existem vários tipos de película dentro desta linha:
• Refletivo – são películas que têm uma camada espelhada, o que gera o aspecto de um espelho. Entre elas podemos encontrar várias cores e também diversas qualidades, desde a econômica até a profissional.
• Decorativo – são películas com função apenas decorativa, não tem função solar, ou garantia.
• Privativo – destinam-se a bloquear a visão tanto interna quanto externamente.
• Econômico – são películas sem anti-risco. Mais utilizadas em áreas onde não necessita manutenção ou limpeza.