Férias: deu vontade, mas é hora de viajar?
Certamente você tinha planos incríveis para as férias de 2020. Iria para a Disney, iria para a Europa, pisaria pela primeira vez na Ásia ou estava ansioso por aquela viagem dos sonhos, que acabou ficando só nos sonhos mesmo. A pandemia chegou, fronteiras se fecharam, voos foram cancelados e os planos deram espaço a este emaranhado de incertezas. Estamos todos na mesma. E boa parte de nós, com dias de férias em aberto para tirar ainda em 2020 ou sabe-se lá quando – sem saber direito o que fazer com elas e, por outro lado, com a certeza de que os dias de folga seriam bem-vindos.
As opções estão mais limitadas e a insegurança ainda faz parte do nosso dia a dia, mas a boa notícia é que colocando a cabeça para funcionar encontramos muitas boas opções do que fazer e destinos para viajar com segurança. Não precisa ir muito longe, dá para viajar de carro, ser turista na própria cidade, escolher um hotel bacana ou se isolar em meio ao que temos de mais lindo no nosso Brasil: a natureza, seja em parques nacionais ou regiões praianas. O importante é descobrir um jeito de relaxar – o que muitos de nós estamos precisando neste momento. Claro, sem se aglomerar.
Seja um turista na sua própria cidade
Para quem não tem muitos dias de férias, mas pretende dar um tempo do trabalho ainda neste ano, uma boa opção pode ser virar um turista na própria cidade em que mora. Nas capitais, há sempre muito o que fazer: atrações nunca visitadas, ruas e bairros ainda não conhecidos e uma imensa variedade de restaurantes a serem descobertos. Talvez você sempre tenha tido vontade de se hospedar em determinado hotel e acordar com um café da manhã daqueles… pois esta pode ser a hora.
Mudar a rotina, visitar um mercado ou uma feira diferente, encontrar um novo lugar de onde assistir ao pôr do sol e, enfim, sair da sua zona de conforto podem render boas descobertas e momentos agradáveis. E, claro, prefira passeios em que seja possível manter o distanciamento social.
Conheça o litoral brasileiro
Para a sorte de quem não vê a hora de descansar ao ar livre e esticado ao sol, muitos destinos praianos estão reabrindo após passarem meses fechados. É só dar uma procurada num destino legal. Há um monte de praias brasileiras em que é possível se hospedar em um hotel ou casa legal e ir à praia para mergulhos ou prática de atividades físicas – já que algumas permitem apenas isso no momento.
Só vale um lembrete: busque praias pouco movimentadas. Ainda não é hora de aglomeração!
Hospede-se em um hotel aconchegante
Talvez não muito distante de você esteja um hotel charmoso, bem equipado, tranquilo, quem sabe em meio à natureza, com hidromassagem, serviço de massagem, piscina de borda infinita e um café da manhã maravilhoso. Pode ser que o combo não seja assim tão completo, mas tendo alguns dos requisitos acima já é garantia para uma estadia perfeita.
Pesquise aqueles que você deseja conhecer ou que estão mais próximos da sua casa e se informe se estão abertos e quais as medidas adotadas em tempos de pandemia.
Explore destinos próximos à sua cidade
É a hora de botar o pé na estrada e explorar aqueles destinos que ficam perto de onde você mora, mas que, por falta de tempo ou prioridade, você nunca visitou – e, se visitou, não dedicou o tempo suficiente. Na região Sul, por exemplo, são vários os destinos que podem ser visitados a algumas horas de distância (a depender de onde você mora): Foz do Iguaçu, praias de Santa Catarina (abertas somente para atividade física), Vale Europeu, Serra Catarinense, Gramado, Vale dos Vinhedos em Bento Gonçalves, e os cânions na divisa entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul.
“Deu vontade, mas é hora de viajar?”
Só você tem a resposta para esta pergunta. O que recomendamos é que você esteja bem informado e se sentindo seguro e confortável para sair de casa enquanto ainda não se tem uma vacina para a Covid-19. O risco de contaminação e transmissão do vírus existe em qualquer situação. No entanto, com tantos e prolongados meses de pandemia, pode-se dizer que ao menos estamos todos mais conscientes, usando máscaras e higienizando as mãos sempre que possível, da mesma forma que os estabelecimentos turísticos (hotéis, empresas de transporte, atrações e restaurantes) desenvolveram protocolos de prevenção.
No mais: férias são momentos de prazer, não de preocupação. Então, antes de sair de casa, avalie os riscos e benefícios e encontre a melhor forma de aproveitar o seu merecido descanso. E se for viajar, vá com tranquilidade. Pronto para relaxar!
Fonte: Melhores Destinos