Itens de Segurança Obrigatórios até 2022
Itens de Segurança Obrigatórios até 2022
Obrigatórios há anos fora do país, itens de segurança vão ter presença garantida em breve nos veículos vendidos no Brasil.
Contran divulga lista com equipamentos que deverão ser regulamentados nos próximos quatro anos. São itens básicos como para-choques, faróis, luzes de freio e seta, limpador e lavador de para-brisas e buzina em todos os veículos vendidos no Brasil. Para-sol, velocímetro, cintos de segurança e refletores traseiros também estão na lista.
Pode parecer exagero em alguns casos, mas no Brasil funciona assim. Retrovisor do lado direito era opcional em alguns populares até 1998, quando a lei passou a obrigá-los.
O mesmo aconteceu com a terceira luz de freio (brake light), compulsória a partir de 2009, e com os airbags dianteiros e os freios ABS em 2014.
Outros importantes equipamentos de segurança logo também estarão em todos os carros vendidos no Brasil – ainda que sejam obrigatórios lá fora há anos. Sempre há espaço para melhorar – vale lembrar que, até hoje, temos carros sem barra lateral nas portas, recurso que chegou aqui há 24 anos.
Ainda conforme o Contran, o objetivo em divulgar o cronograma é dar previsibilidade para que a indústria automotiva possa se adequar às medidas dentro do prazo.
Conheça os 13 itens que passarão a ser obrigatórios nos carros de passeio, ordenada pelo prazo estipulado (em meses) para que a regulamentação entre em vigor.
1 Alerta de frenagem emergencial
Após uma frenagem brusca, o sistema aciona as luzes traseiras de frenagem de forma intermitente. Isso alerta para quem vem atrás que houve uma parada repentina, evitando assim uma possível colisão traseira.
Regulamentação: em até 6 meses.
2 Sistema de visibilidade traseira
É a conhecida câmera de ré. O Contran não deixa claro se regulamentará também os sensores traseiros de estacionamento.
Regulamentação: em até 6 meses.
3 Atualização de normativo sobre buzinas
Deve estabelecer novos padrões de acionamento e sonoridade das buzinas.
Regulamentação: em até 6 meses.
4 Atualização de normativo sobre retrovisores
Deve estabelecer novos padrões de dimensionamento e acionamento dos retrovisores.
Regulamentação: em até 6 meses.
5 Atualização de normativo sobre dobradiças e fechaduras
Deve estabelecer novos padrões de acionamento e funcionamento de dobradiças e fechaduras das portas e porta-malas.
Regulamentação: em até 6 meses.
6 Atualização de normativo sobre proteção ao ocupante incluindo impactos frontal e traseiro
Deve estabelecer novos padrões de segurança, com a exigência de reforços estruturais de carroceria.
Regulamentação: em até 6 meses.
7 Aviso de afivelamento dos cintos de segurança
Exigência de avisos sonoros e/ou luzes-espia no painel de instrumentos avisando os ocupantes sobre a necessidade de afivelar os cintos de segurança.
Regulamentação: em até 6 meses.
8 Proteção para pedestre
Como ainda não há explicações sobre cada item contido na resolução, não é possível presumir se a regulamentação diz respeito à detecção preventiva de pedestres ou a uma exigência estrutural da carroceria que reduza os danos causados em caso de atropelamento.
Regulamentação: em até 6 meses.
9 Impactos laterais
Serão duas regulamentações. Uma que tratará dos impactos laterais e outra das colisões laterais contra poste. Provavelmente haverá imposição de reforços estruturais nas portas e colunas laterais. Ou até a exigência de airbags laterais e de cortina.
Regulamentação: em até 18 meses.
10 Aviso de manutenção em faixa
Já usado em alguns modelos no Brasil, a tecnologia emite um sinal, visual e/ou sonoro, que alerta o motorista sobre a invasão involuntária dos limites da sua faixa de rodagem.
Regulamentação: em até 18 meses.
11 Frenagem automática emergencial
Tecnologia que aciona os freios automaticamente em caso de emergência, compensando a frenagem do motorista caso ela seja insuficiente, evitando assim possíveis colisões e atropelamentos ao identificar por sensores um perigo à frente do veículo.
Regulamentação: em até 18 meses.
12 Veículos com acessibilidade
Deve estabelecer equipamentos que facilitem o acesso de pessoas com deficiência (PCD). Resta esperar que a regulamentação será em todos os veículos ou apenas para os automóveis adaptados.
Regulamentação: em até 18 meses.
13 Gravador de dados de acidentes de trânsito
Funcionaria como uma espécie de ‘caixa preta’, semelhante às usadas em aviões. Teria a finalidade de elucidar eventuais causas de acidentes.
Regulamentação: em até 36 meses.
Lembrando que a lista contida na resolução 717 apenas cita os itens, sem especificar detalhes técnicos. E também que já há a determinação de que todos os veículos produzidos no Brasil possuam pontos de fixação para cadeirinhas infantis até 2020, e venham com controle de estabilidade, até 2022.