O Que Considerar na Contratação de Um Serviço de Rastreamento?
Veja aqui nossas dicas para você:
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Tecnologia de Localização
Importante ter uma das duas opções: GPS/AGPS ou Rádio.
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Frequência de posicionamento
De preferência que seja configurável e que não tenha custo por posição recebida.
É muito importante que em deslocamento o equipamento embarcado envie posições conforme sua mudança de direção e angulação.
A posição recebida deve ser sempre “on-line”, mas o sistema deve guardar o histórico de posições.
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Transmissão de dados
O meio mais recomendado hoje, pela sua relação custo-benefício é o GPRS (Canal de dados das linhas GSM M2M ).
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Operadora de Telecom
O mais importante neste caso é a área de cobertura.
Verifique quais os locais onde seus veículos mais circulam e escolha a operadora que melhor atenda este local.
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Acesso via Web
Um bom sistema de rastreamento deve permitir acesso via internet a qualquer veículo da frota, de qualquer local, a qualquer momento e sem limites de acesso.
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Cercas Eletrônicas
As cercas eletrônicas devem ser criadas facilmente e o sistema deve alertar o usuário imediatamente caso um veículo se movimente fora das cercas programadas.
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Histórico das rotas
O Sistema deve permitir a análise de toda a rota realizada e gerar históricos.
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Ações no veículo
Ações como bloqueio/desbloqueio em tempo real são fundamentais para o bom desempenho das operações.
Identificador de motorista ajuda a prevenir utilização indevida do veículo além de proporcionar um controle efetivo sobre a jornada de trabalho de cada motorista.
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Equipamento embarcado
O equipamento embarcado no veículo, ou seja, o rastreador, é fundamental para um bom funcionamento do sistema. De preferência para rastreadores que já são homologados pela Anatel.
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Instalação
Tão importante quanto qualquer outro componente de um sistema de rastreamento a instalação do equipamento (rastreador) é fundamental para que não ocorram problemas no veículo e na comunicação com a central.
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Roteirizador
Softwares mais avançados possuem um módulo de roteirização embutido para montar rotas com distâncias reais das ruas e rodovias, respeitando o sentido e direção.
Também é importante que o sistema gere alertas caso o veículo saia da rota programada.
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Gerenciamento
O Software deve fazer um gerenciamento operacional baseado em parametrizações, ter alertas automáticos sobre sensores e tempos de rotas e de chegada.
Deve permitir ações automáticas mesmo em área de sombra. A pesquisa de veículos próximos é sempre uma importante ferramenta.
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Controle
O usuário deve ter a opção para cadastrar as áreas de riscos, áreas onde à perda do sinal, velocidades máximas, assim o operador é avisado automaticamente quando o veículo se aproximar de tais limites.
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Sensores
O equipamento embarcado e o software de rastreamento devem controlar os vários tipos de sensores existentes: botões de pânico, identificador de motorista, presença de carona, abertura de porta baú, desengate de carreta, motor ligado, limpador de pará-brisa, corte de bateria, temperatura do baú, movimento brusco, telemetria (rpm, óleo, etc.) e outros.
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Atuação do Operador
O operador deve ter ação para corte de combustível, corte de ignição, travamento das portas, sirene, piscas, trava de quinta roda, trava de baú etc.
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Relatórios
De preferência para softwares que possuam relatórios fáceis com a opção de gerar gráficos e exportação para PDF ou excel.
Os relatórios devem trazer informações sobre velocidades, jornada de trabalho, KM percorridos, paradas realizadas, distancias entre pontos, rotas percorridas, tempo que o veículo ficou ligado, custos etc.
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Mapas
O Software deve oferecer mapas atualizados com toda malha viária e mapas que permitam uma consulta por ruas, CEPs e numerações.
O sistema deve ter todas as médias e grandes cidades mapeadas além de permitir um zoom detalhado das ruas.
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Estrutura e Tecnologia
Avaliar a estrutura e tecnologia do Sistema de Rastreamento é fundamental para não ocorrer surpresas quando você mais precisar do serviço.
Referências:
http://blog.rotaexata.com.br/dicas-para-contratar-um-sistema-de-rastreamento-veicular