Placas Mercosul
Placas Mercosul
A instalação das novas placas começou no último dia 17 de dezembro, valendo para os processos de registro ou transferência.
A obrigatoriedade do padrão de placas no modelo Mercosul será para as seguintes situações: primeiro emplacamento; aquisição de veículo; aquisição de veículo com troca de município; alteração de dados com complementação de placa; mudança de município; registro de outro estado; troca de categorias; e outros processos que necessitem a substituição de placas.
O objetivo da implantação das novas placas é controlar o trânsito de pessoas e cargas nos países integrantes do Mercosul. O modelo já está em vigor na Argentina e Uruguai.
A nova placa terá o mesmo desenho em todos os países do Mercosul – Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai – com quatro letras e três números em fundo branco. O modelo também terá itens de segurança que permitirão a rastreabilidade das placas e dos veículos por QR code praticamente impedindo a clonagem. Numa segunda fase haverá ainda, como reforço de segurança, a implantação de um chip.
Fonte: Gazeta do Povo